Curso de Especialização em Ortodontia

Apresentação

O Curso de Especialização em Ortodontia da UFBA visa formar profissionais de alto nível, com treinamento avançado e especializado em Ortodontia e Ortopedia Facial, capazes de prevenir, supervisionar e orientar o desenvolvimento do aparelho mastigatório, bem como promover a correção das estruturas dento-faciais, incluindo as condições que requeiram movimentação dentária e harmonização facial e maxilo-mandibular. Há também um enfoque em desenvolver pesquisas nas áreas de prevenção, interceptação e correção das maloclusões e materiais utilizados na clínica ortodôntica. É também objetivo do Curso cumprir o papel social e atender a comunidade em relação ao tratamento ortodôntico.

Histórico

O Curso de Especialização em Ortodontia da UFBA está em funcionamento ininterruptamente desde o ano 2000 e já formou 18 turmas, sendo que diversos ex-alunos exercem atualmente o magistério, tornando a UFBA uma referência na Ortodontia do Brasil. Para que a Disciplina e Curso de Ortodontia e Ortopedia Facial da Faculdade de Odontologia da UFBA funcionassem adequadamente, foi necessária a realização de uma ampla reforma da área disponível no 7º andar da FOUFBA. O projeto foi financiado com recursos próprios captados através de cursos de extensão promovidos pela disciplina e apoiado pelo dedicado trabalho de toda a equipe docente, estagiários e monitores. O departamento foi totalmente remodelado com o objetivo de otimizar a distribuição do espaço de 400 m² e suprir todas as necessidades dos cursos de graduação e pós-graduação.

Objetivos

- Capacitar cirurgiões-dentistas na elaboração de diagnóstico e no tratamento de maloclusões simples e complexas.

- Estabelecer ensino-aprendizagem em Ortodontia Corretiva, Preventiva e Interceptativa em Ortopedia Facial.

-  Realizar tratamentos de displasias, disfunções e maloclusões.

Carga Horária: 2352 horas

Duração: 24 (vinte e quatro) meses

Processo Seletivo: Anualmente (dezembro)

Coordenador: Professor Dr. Emanuel Braga, PhD. (Universidade de Hiroshima)

Vice Coordenador: Professor Dr. André W. Machado, PhD. (Unesp/UCLA)

Corpo Docente (por ordem alfabética)

Dra. Alice Spitz, PhD. (UFRJ)

Dr. André W. Machado, PhD. (Unesp/UCLA)

Dra Carolina Starling, PhD. (UFRJ)

Dr. Emanuel Braga, PhD. (Universidade de Hiroshima)

Dr. Fernando Habib, PhD. (UFBA)

Dra Lucianna Gomes, MSc (Puc Minas)

Dr. Marcelo Castellucci, PhD. (UFBA)

Dr. Marcio Sobral, PhD. (UFBA)

Dr. Marcos Alan Vieira Bittencourt, PhD. (UFRJ)

Dra. Paula Paes Ferreira, PhD. (UFBA)

Público-Alvo:

Serão oferecidas 6 (seis) vagas anualmente para cirurgiões-dentistas inscritos no Conselho Regional de Odontologia pertencente ao Conselho Federal de Odontologia do Brasil, ou alunos de graduação na condição de “provável concluinte”. Esses deverão apresentar sua inscrição no CRO antes do início do Curso.

Infraestrutura e Equipamentos

-Sala para seminários e reuniões.

Local onde os planos de tratamento realizados são discutidos entre os profissionais pós-graduandos e os professores.

-Sala de Typodont.

Treinamento em simuladores para realização de tratamentos em laboratório.

Sala Prof. Hélio Fernandes.

Destina-se a modelagem e recorte dos modelos ortodônticos.

Sala de Arquivo.

Amplo espaço para armazenar toda a documentação dos pacientes em tratamento e contenção.

Box de atendimento individual.

Consultórios para que o profissional inicie o atendimento clínico desde o primeiro trimestre da especialização.

Central de Esterilização.

O cuidado com a Biossegurança é mais um dos diferenciais do Curso de Ortodontia da UFBA.

Ambulatório Alan Brodie.

Possui 14 boxes individuais equipados com equipamentos que proporcionam privacidade e conforto.

Coleção de 66 crânios secos portadores de oclusão normal

Poucos centros acadêmicos, no mundo, possuem um acervo de tamanha importância para pesquisa científica.

Acesso aos periódicos mais conceituados da Ortodontia e Odontologia em geral.

Scanner 3D.

Dois escanners 3D com alta tecnologia como escaneamneto de modelos e moldagens estão à disposição para uso clínico ou de pesquisa

E-mail: ortoufba@ufba.br

Site: ortodontia.ufba.br