Departamento de Odontologia Social e Pediátrica

 
O DOSP possui um total de 23 (vinte e três) professores ativos atualmente, sendo 21 efetivos e 2 professores substitutos. Destes, 21 são doutores em suas respectivas subáreas (91,3%) e 2 são mestres, ambos em processo de doutoramento. Além disso, desse total, apenas 1 (4,17%) docente tem regime de trabalho de 20 horas, 11 docentes 40 horas (47,80%) e 11 docentes 40 horas com dedicação exclusiva - DE (47,8%). Do total, 13 professores são Adjuntos (56,2%) e 9 Associados e 1 titular.
 
Os docentes deste departamento estão envolvidos em 17 disciplinas ou atividades curriculares do curso de graduação em Odontologia em períodos normais.
 
No Departamento existem hoje 3 ligas registradas e em atividades: Odontopediatria (LAOP), Ortodontia (LIGEO) e Saúde Bucal Coletiva (LAOSC).
 
Nove docentes do DOSP (39%) estão diretamente envolvidos em atividades da pós-graduação stricto sensu, seja na própria unidade (Programa de Pós Graduação em Odontologia e Saúde), outras unidades da UFBA (Instituto de Saúde Coletiva, Faculdade de Direito e Instituto de Ciências da Saúde- RENORBIO, Biotecnologia) ou outras Instituições parceiras, como a UNEB (Mestrado Profissional em Saúde Coletiva- MEPISCO). Além disso, este departamento oferece uma especialização permanente em Ortodontia com a atuação de 5 professores.
 
Cabe destacar o elevado potencial de participação científica e publicação do DOSP, uma vez que vários de seus docentes encontram-se diretamente envolvidos em atividades de pesquisa, como coordenadores ou participantes de projetos em andamento.
 
Há um grupo de pesquisa registrado no CNPQ, "Epidemiologia e Saúde Bucal Coletiva", liderado pela professora Maria Cristina Teixeira Cangussu e participação de professores em grupos de pesquisa da Saúde Coletiva e da Biofotônica e Biotecnologia.
 
O departamento tem tradição em atividades de extensão permanentes, especialmente de ação comunitária, articuladas a projetos de pesquisa e atividades de ensino. Atualmente são desenvolvidos quatro projetos de extensão permanentes- Programa de atenção à Saúde bucal na 1ª. infância, em creches de Salvador- BA; Saúde Bucal de escolares, no distrito de Brotas, Atenção à criança com dentes traumatizados (FOUFBA) e Ciclo de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva.
 
Reforçamos o compromisso deste departamento com as atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária, assim como a sua contribuição para as atividades de administração.