EDITAL DE SELEÇÃO DO PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMA DE MONITORIA DA DISCIPLINA CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS À ODONTOLOGIA (FOF029), DO DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PEDIÁTRICA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFBA
.
Este edital se destina à seleção de 03 monitores/as para o projeto de Monitoria para a disciplina de Ciências Sociais aplicadas à Odontologia, sendo 01 bolsista e 02 voluntário/as. Esta seleção se submente às normas do EDITAL PROGRAD/UFBA Nº 002/2021 - Programa de Monitoria com Bolsa e Monitoria Voluntária 2021.2, que deve ser lido e estuado pelos/as candidatos/as e se encontra disponível em: https://prograd.ufba.br/sites/prograd.ufba.br/files/edital_prograd_ufba_no_002_2021_-_programa_de_monitoria_com_bolsa_e_voluntaria_2021.2.pdf
BREVE DESCRIÇÃO DO PROJETO
A disciplina Ciências Sociais aplicadas à Odontologia é realizada com uma série de atividades assíncronas (leituras orientadas, análise de vídeos, tarefas) e síncronas (debate das atividades, devolutivas das tarefas, jogos eletrônicos, palestras com convidados). A disciplina utiliza frequentemente a estratégia da sala de aula invertida, que implica na necessidade intenso trabalho de acompanhamento das atividades propostas aos estudantes. Os monitores se engajarão na construção das atividades interativas e na devolutiva aos estudantes. Contribuirão para a superação das desigualdades ocasionadas pelos diferentes níveis de habilidades dos recursos de informática. Tornarão às respostas da disciplina às demandas dos estudantes mais rápidas.
ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS PELOS(AS) MONITORES(AS)
Os monitores deverão desenvolver as seguintes atividades:
- Auxiliarão as professoras da disciplina nas atividades síncronas, colaborando no registro da participação dos estudantes, localizando quais estudantes necessitam de acompanhamento adicional.
- Contribuirão com o planejamento de jogos eletrônicos interativos para momentos síncronos e assíncronos.
- Auxiliarão na identificação dos estudantes com dificuldade de utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem, agendando horário de vídeo chamada para orientação.
- Complementarão o Ambiente Virtual de Aprendizagem com materiais didáticos adicionais e promoverão a interação dos estudantes com a plataforma.
As atividades desenvolvidas atenderão à carga horária de 20 horas semanais, sendo 2 horas durante as atividades síncronas da disciplina, (quintas-feiras e sextas-feiras de 9 às 11 horas) e as demais serão desenvolvidas de forma assíncrona ou em horário a combinar.
INSCRIÇÃO
As inscrições deverão ser realizadas no prazo estipulado no calendário que consta no ANEXO I através do formulário eletrônico disponível em:
https://forms.gle/Yy1egstUdXLZR4ME6 durante todo o horário do período determinado.
Os documentos necessários à inscrição do candidato são:
- carteira de identidade,
- CPF e
- histórico escolar com autenticação digital.
REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
Os requisitos para a inscrição do candidato no processo seletivo são, conforme o §1º do Art. 6º da Resolução CAE nº 06/2012:
I - estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFBA há pelo menos 2 (dois)
semestres;
II – ter cursado, com aprovação, o componente curricular ou equivalentes ao qual se vincula o
projeto.
EXAMES DE SELEÇÃO
A seleção se dará por entrevista oral mediada por plataforma digital (Meet) em que o/a candidata será arguido/a sobre o conteúdo da disciplina e as normas que regem o programa de monitoria da PROGRAD/ UFBA, tal como consta no EDITAL PROGRAD/UFBA Nº 002/2021 supracitado. O link para a entrevista será enviado por e-mail. A bibliografia da disciplina se encontra listada no ANEXO II.
Os candidatos serão classificados pela pontuação obtida em prova específica valendo 10 (dez) pontos, sendo reprovados aqueles que obtiverem nota inferior a 7 (sete).
Em caso de empate dos/as candidatas na entrevista oral, serão adotados como critério de desempate, na seguinte sequência:
- Nota maior na disciplina
- Quantidade de disciplinas já cursadas
ANEXO I Calendário
Atividade |
Período |
Publicação do edital |
21/06/2021 |
Inscrições |
21/06/2021 a 05/07/2021 |
Divulgação da lista de inscritos/as e horários de entrevista |
06/07/2021 |
Entrevistas (exames de seleção) |
07/07/21 a 09/07/21 |
Divulgação do resultado |
09/07/2021 |
Início das atividades |
09/08/2021 |
Capacitação |
09 a 13/08/2021 |
Fim das atividades |
06/12/2021 |
https://odo.ufba.br/sites/odo.ufba.br/files/edital_selecao_monitoria_ciencias_sociais_2021.2.pdf
ANEXO II – Bibliografia
BLEICHER, L. O dentista e seu mercado de trabalho. In.: CHAVES, S.C.L.C. Política de Saúde Bucal no Brasil: Teoria e Prática”. Salvador: EDUFBA, 2016. Disponível em: http://books.scielo.org/id/5smtc/pdf/chaves-9788523220297-10.pdf Acesso em 31 ago. 2020.
GALHEIGO, S. M. Apontamentos para se pensar ações de prevenção à violência pelo setor saúde. Saúde Soc. v. 17, n. 3, 2008.
KALCKMANN, Suzana et al. Racismo institucional: um desafio para a equidade no SUS? Saúde Soc., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 146-155, 2007.
LANGDON, Esther Jean; WIIK, Flávio Braune. Antropologia, saúde e doença: uma introdução ao conceito de cultura aplicado às ciências da saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 18, n. 3, p. 459-466, 2010.
MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. RBCS, v. 32, n. 94, p. 1 – 18, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v32n94/0102-6909-rbcsoc-¬¬3294022017.pdf
MINAYO, M.C.S. Violência e Saúde. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2006. Caps.8 e 9.
MINAYO, MCS. Saúde e doença como expressão cultural. In: Amâncio Filho, A; Moreira, M.C.G.B. (orgs.) Saúde, trabalho e formação profissional. RJ: FIOCRUZ, 1997. p. 31 – 39. Disponível em: http://books.scielo.org/id/9tc7r/04
PORTO, Cristiane de Magalhães. Um olhar sobre a definição de cultura e de cultura científica. In: PORTO, CM., BROTAS, AMP. and BORTOLIERO, ST., orgs. Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, p. 93-122. ISBN 978-85-232-1181-3. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>
VALE, Aléxa Rodrigues do; VECCHIA, Marcelo Dalla. “UPA é nós aqui mesmo”: as redes de apoio social no cuidado à saúde da população em situação de rua em um município de pequeno porte. Saúde e Sociedade, v. 28, p. 222-234, 2019.
WERNECK, J. Racismo institucional e saúde da população negra. Saúde Soc., v. 25, n. 3, 2016.