Caros servidores professores, técnico-administrativos, alunos e funcionários
Considerando as novas subvariantes da Ômicron, em particular a BQ.1, que estão causando aumento de casos de Covid 19 em todo o país, a Comissão de Biossegurança da FOUFBA (COMBIO) recomenda atenção e reforço nas medidas de prevenção à Covid 19:
Casos suspeitos (sintomas gripais ou febre) devem obrigatoriamente testar para a Covid 19 (RT-PCR ou teste rápido de antígeno) e preencher o formulário (disponível clicando aqui).
As orientações do Ministério da Saúde sobre o tempo de isolamento variam de acordo com a apresentação de sintomas e resultados dos testes de diagnóstico:
5 dias: caso a pessoa não tenha mais sintomas e teste negativo para a Covid 19 no 5º dia após o início dos sintomas, o isolamento pode ser suspenso. Caso o teste dê positivo, o isolamento deve seguir até o 10º dia.
7 dias: o isolamento pode ser suspenso no 7º dia completo do início dos sintomas, sem realização de teste, se a pessoa estiver sem febre e sem uso de antitérmicos há pelo menos 24 horas e com remissão dos sintomas.
10 dias: se os sintomas respiratórios ou febre persistirem no 7º dia completo após o início dos sintomas, deve ser mantido o isolamento até o 10º dia. Ele só deve ser suspenso se não houver mais febre nem uso de antitérmicos por pelo menos 24 horas.
O resultado do teste de diagnóstico deve ser apresentado para ao Professor da disciplina caso necessite que as ausências em suas atividades sejam justificadas.
Recomendamos completar o esquema vacinal contra para Covid 19 proposto pelo Ministério da Saúde. Ratificamos que o uso de máscara dentro de todos os ambientes da FOUFBA é obrigatório.
Cordialmente,
Comissão de Biossegurança e Direção da Faculdade de Odontologia da UFBA