Seleção para monitoria de Metodologia do Trabalho Científico

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EDITAL DE SELEÇÃO DO PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMA DE MONITORIA DA DISCIPLINA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO (FOF010), DO DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PEDIÁTRICA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFBA

 

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Este edital se destina à seleção de 04 monitores/as para o projeto de Monitoria para a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, sendo 01 bolsista e 03 voluntário/as. Esta seleção se submente às normas EDITAL PROGRAD/UFBA Nº 001/2022 - Programa de Monitoria 2022.1, que deve ser lido e estuado pelos/as candidatos/as e se encontra disponível em:  https://prograd.ufba.br/sites/prograd.ufba.br/files/edital_prograd_ufba_no_001_2022_-_programa_de_monitoria_2022.1.pdf

 

 

BREVE DESCRIÇÃO DO PROJETO

 

 A disciplina Metodologia do Trabalho Científico prima por propiciar atividades participativas que facilitem o aprendizado. São realizadas exposições dialogadas, oficinas, leituras orientadas, análise de vídeos, tarefas, debate das atividades, devolutivas das tarefas, jogos eletrônicos. A disciplina utiliza predominantemente a estratégia da sala de aula invertida, que implica na necessidade de grupos pequenos e intenso trabalho de acompanhamento das atividades propostas aos estudantes. Os/as monitores/as se engajarão na construção das atividades interativas e na devolutiva aos estudantes. Contribuirão para a superação das desigualdades ocasionadas pelos diferentes níveis de habilidades dos recursos de informática. Tornarão às respostas da disciplina às demandas dos estudantes mais rápidas.

 

ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS PELOS(AS) MONITORES(AS)

 

Os/as monitores/as deverão desenvolver as seguintes atividades:

  • Auxiliarão os professores da disciplina nas atividades presenciais, auxiliando a condução de oficinas, auxiliando no registro da participação dos estudantes, localizando quais estudantes necessitam de acompanhamento adicional. 
  • Contribuirão com o planejamento de jogos eletrônicos
  • Auxiliarão na identificação dos estudantes com dificuldade de aprendizagem, agendando horário de vídeo chamada para orientação.
  • Destinarão um horário semanal diferente da aula para atender dúvidas dos estudantes em relação aos trabalhos das disciplinas: revisão de literatura, instrumento de coleta de dados, resumos científicos, seminário e/ou pôster.
  • Complementarão o Ambiente Virtual de Aprendizagem com materiais didáticos adicionais e promoverão a interação dos estudantes com a plataforma.

 

As atividades desenvolvidas atenderão à carga horária de 12 horas semanais, sendo 4 horas durante as aulas da disciplina, (quartas-feiras de 9 às 11 horas e 18:30 às 20:20) e as demais serão desenvolvidas em horário a combinar.

 

 

 

INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser realizadas no prazo estipulado no calendário que consta no ANEXO I através do formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/Fidcq6yviieNyLb9A    durante todo o horário do período determinado.

 

 

Os documentos necessários à inscrição do candidato são:

  • carteira de identidade,
  • CPF e
  • histórico escolar com autenticação digital.

 

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

 

Os requisitos para a inscrição do candidato no processo seletivo são, conforme o §1º do Art. 6º da Resolução CAE nº 06/2012:

I - estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFBA há pelo menos 2 (dois)

semestres;

II – ter cursado, com aprovação, o componente curricular ou equivalentes ao qual se vincula o

projeto.

 

 

EXAMES DE SELEÇÃO

A seleção se dará mediante prova escrita presencial sobre o conteúdo da disciplina e entrevista. A bibliografia da disciplina se encontra listada no ANEXO II. Os/as candidatos/as serão classificados/as pela pontuação obtida em prova específica valendo 10 (dez) pontos, sendo reprovados/as aqueles que obtiverem nota inferior a 7 (sete).

 

Em caso de empate dos/as candidatas na entrevista oral, serão adotados como critério de desempate, na seguinte sequência:

  • Nota maior na disciplina
  • Quantidade de disciplinas já cursadas
  • Idade

 

 

 

 

ANEXO I Calendário

 

Atividade

Período

Publicação do edital

02/03/2022

Inscrições

02/03/2022 a 08/03/2022

Prova escrita e entrevista

09/03/2022 às 9 horas na FOUFBA – 6º andar

Divulgação do resultado

11/03/2022

Início das atividades

14/03/2022

Fim das atividades

09/07/2022

 

 

 

 

 

 

ANEXO II – Bibliografia

 

ABNT. NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. 2a ed.2018. Disponível em: http://abnt.org.br. Acesso em: 04 fev. 2019.

ALBINO, Sirlei de Fátima; FAQUETI, Marouva Fallgatter. Projeto de Pesquisa. Disponível em: https://biblioteca.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/9/2014/07/Como-el.... Acesso em: 16 fev. 2021.

ARAÚJO, Carlos Alberto. A ciência como forma de conhecimento. Ciências & cognição, Rio de Janeiro, v.  8, p. 127-142, ago.  2006.

BRANDÃO, M. L. Pedagogia Médica Tema: Tabelas, Quadros e Figuras. Revista da SOCERJ, v. 18, n. 6, p. 566–568, 2005.

FONTELLES, Mauro José; SIMÕES, Marilda Garcia; FARIAS, Samantha Hasegawa; FONTELLES, Renata Garcia Simões. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista Paraense de Medicina, v. 23, n. 3, p.1-8, 2009.

KOERICH, M. S.; MACHADO, R. R.; COSTA, E. Ética e Bioética: para dar início à Reflexão. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 14, n. 1, p. 106–110, 2005.

LUBISCO, N. M. L.; VIEIRA, S. C. Manual de Estilo Acadêmico: Monografias, Dissertações e Teses. 6. ed, Salvador: EDUFBA, 2019.

SAVI, Maria Gorete Montegui; BURG, Helena Schmidt. Como elaborar referências bibliográficas, segundo o estilo de Vancouver. 2013. Disponível em: http://www.bu.ufsc.br/ccsm/vancouver.html. Acesso em: 04 jun. 2018.

TURATO, Egberto Ribeiro. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 507-514, jun.  2005.

UNESCO. Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, 2005. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001461/146180por.pdf. Acesso em: 4 jan. 2018.