Seleção para monitoria voluntária de Metodologia do Trabalho Científico (FOF010)

Divulgação do processo seletivo para programa de monitoria voluntária da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico (FOF010), do  Departamento de Odontologia Social e Pediátrica da Faculdade de Odontologia da UFBA

A disciplina Metodologia do Trabalho Científico é realizada com uma série de atividades assíncronas (leituras orientadas, análise de vídeos, tarefas) e síncronas (debate das atividades, devolutivas da tarefas, jogos eletrônicos). Em geral a disciplina utiliza  a estratégia da sala de aula invertida, que implica na necessidade de turmas pequenas e intenso trabalho de acompanhamento das atividades propostas aos estudantes. Os monitores se engajarão na construção das atividades e na devolutiva aos estudantes. Contribuirão para a superação das desigualdades ocasionadas pelos diferentes níveis de habilidades dos recursos de informática. Tornarão às respostas da disciplina às demandas dos estudantes mais rápidas.

Os monitores deverão desenvolver as seguintes atividades: Auxiliarão os professores da disciplina nas atividades síncronas, auxiliando no registro da participação dos estudantes, localizando quais estudantes necessitam de acompanhamento adicional.  Contribuirão com o planejamento de jogos eletrônicos interativos para momentos síncronos e assíncronos. Auxiliarão na identificação dos estudantes com dificuldade de utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem, agendando horário de vídeo chamada para orientação. Destinarão um horário semanal diferente da aula síncrona para atender dúvidas dos estudantes em relação aos trabalhos da disciplinas: revisão de literatura, instrumento de coleta de dados, resumos científicos, seminário e pôster. Complementarão o Ambiente Virtual de Aprendizagem com materiais didáticos adicionais e promoverão a interação dos estudantes com o mesmo.

Professores responsáveis
Lana Bleicher
 Marcelo de Castellucci e Barbosa

As inscrições devem ser feitas até o dia 24/03/21 pelo formulário https://forms.gle/Mx36e1pTgC2FknkF7